Sistema de Informação-Sala de Informação Imprimir Email

       É uma central de dados provenientes do SIVAT (que registra os acidentes de trabalho ocorridos com trabalhadores no município (formais e informais)), SINAN (notificação dos agravos relacionados a Saúde do Trabalhador), SIA (produção ambulatorial do CEREST), Agenda eletrônica (produção e ações realizadas por todos os profissionais do CEREST), dados da assistência (prontuários de acolhimento, de consulta médica, prontuários por empresa). Após as informações preliminares são desenvolvidos ações de qualificação de informações tais como: CAT, Análise do Acidente de Trabalho (AT), Ações tomadas pós-acidente, posteriormente podem disparar casos para as inspeções sanitárias, que geram acervo de relatórios no SIVISA das empresas que tiveram os acidentes bem como as inspecionadas. Os documentos gerados tais como: relatórios de inspeção, documentos da empresa, relatórios de projetos setoriais, literatura científica, enfim, o acervo acumulado de dados, seja disponibilizado em papel, seja eletronicamente, são bases de dados e informações que podem ser utilizados pela equipe do Cerest em ações educacionais, protetivas e preventivas. 

        O processo de investigação de acidentes de trabalho inicia-se pela equipe da Sala de Informação que recebe o RAAT ou informação de um AT pela mídia ou controle social. A equipe realiza o contato com o trabalhador ou parentes para colher mais informações do acidente e ver as condições de saúde do trabalhador. Intervém junto à empresa solicitando documentos referentes ao acidente e o plano de ação das melhorias. A documentação do caso atualmente é registrado no SIVISA. Ocorre um processo de distribuição seguindo os critérios do procedimento de distribuição de inspeção. A equipe que recebe o caso realiza a inspeção sanitária e o resultado desta investigação é registrado no SIVISA.



Escrito por Sandra Canale   
Quinta, 18 Outubro 2018 17:25