Curso de capacitação em ergonomia Imprimir Email

O CEREST Piracicaba, Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Faculdade de Saúde Pública – USP em conjunto com as instituições que promovem a pesquisa Ações interinstitucionais para o diagnóstico e prevenção de acidentes do trabalho: aprimoramento de uma proposta para a Região de Piracicaba, que investiga a ocorrência de Acidentes em empresas prioritárias no município de Piracicaba (UNIMEP, UNESP, UNICAMP, MTE, MPT) está realizando nesta semana (28-31/07) um curso de treinamento para o uso de tecnologia de análise das condições de trabalho. Trata-se do software e instrumentos de análise das situações de trabalho denominado CAPTIV, que foi importado da França através do projeto de pesquisa. O software possibilita analisar o trabalho dos indivíduos através da filmagem integrando a análise da atividade com outras variáveis como freqüência cardíaca, dados biomecânicos como pressão, angulação dos braços, punhos, temperatura, ruído, poeira etc.
A tecnologia é pioneira no Brasil e incluiu na capacitação vários especialistas em ergonomia como os Prof. Dr. Francisco Lima da UFMG, Francisco Duarte da COPPE – RJ; José Marçal Jackson Filho da Fundacentro RJ, Aparecida M. Iguti da UNICAMP; o Prof. Dr. Ildeberto Muniz Almeida da UNESP-Botucatu; professoras da UNIMEP Dra Gislaine O. Cerveny e MsC Reginalice Cera da Silva.
O uso da tecnologia está sendo ministrado pelo Prof. Pierrick Pasqueraux da Universidade de Bordeaux (França) e o curso é coordenado pelo Prof. Dr. Rodolfo Andrade Vilela atualmente professor na Faculdade de Saúde Pública da USP. O curso é um passo importante para melhorar o diagnóstico das situações de trabalho através das ações do CEREST e será útil na pesquisa no corte da cana como nas empresas que apresentam elevados níveis de AT.

noticia_cerest




Sexta, 14 Agosto 2009 12:52