Missão

Em conjunto com a sociedade, de forma interinstitucional e intersetorial, tornar saudável a relação do ser humano com o trabalho e o ambiente, promover cidadania, reduzir os índices de acidente e doenças relacionadas ao trabalho, agindo sobre os determinantes sob perspectiva da vigilância e da prevenção.

Nossas Ações

 O CEREST dispõe de um Sistema de Vigilância dos Acidentes de Trabalho (SIVAT) que registra os acidentes no Município. A principal função do SIVAT é a intervenção nos ambientes e processos de trabalho para prevenir novas ocorrências. Possui  vigilância em LER/DORT que vem sendo implantado desde 2004 através de convênio firmado com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, que possibilitou a disponibilização de serviços de profissionais especializados em ergonomia. O CEREST realiza ainda o acolhimento aos trabalhadores portadores de doenças profissionais encaminhados pelo SUS ou Sindicatos. O CEREST também realiza atividades educativas, atividades de pesquisa/intervenção, palestras e educação permanente em Saúde do Trabalhador para Unidades do SUS e sociedade em geral, em ações envolvendo os Sindicatos de trabalhadores, Empresas, Universidades e outros centros de capacitação.

10 de Outubro - Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

A Lei Federal nº 12.645 de 16 de maio de 2012 institui o dia 10 de outubro como o dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas.

Este dia foi instituído para promover a aproximação entre a escola e o mundo da segurança e saúde do trabalhador.

Apresentamos aqui vários materiais importantes para a discussão dessa temática.

Para visualizar clique aqui.

 

NOVO*** - Folheto Supermercados

 

NOVO*** ARTIGO: A má postura e condições adequadas de trabalho

Por Helder do Prado Sousa – Fisioterapeuta especialista em Ergonomia

Para ler o artigo - clique aqui

Para saber mais sobre NR17 - clique aqui