Missão

Em conjunto com a sociedade, de forma interinstitucional e intersetorial, tornar saudável a relação do ser humano com o trabalho e o ambiente, promover cidadania, reduzir os índices de acidente e doenças relacionadas ao trabalho, agindo sobre os determinantes sob perspectiva da vigilância e da prevenção.

Nossas Ações

 O CEREST dispõe de um Sistema de Vigilância dos Acidentes de Trabalho (SIVAT) que registra os acidentes no Município. A principal função do SIVAT é a intervenção nos ambientes e processos de trabalho para prevenir novas ocorrências. Possui  vigilância em LER/DORT que vem sendo implantado desde 2004 através de convênio firmado com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, que possibilitou a disponibilização de serviços de profissionais especializados em ergonomia. O CEREST realiza ainda o acolhimento aos trabalhadores portadores de doenças profissionais encaminhados pelo SUS ou Sindicatos. O CEREST também realiza atividades educativas, atividades de pesquisa/intervenção, palestras e educação permanente em Saúde do Trabalhador para Unidades do SUS e sociedade em geral, em ações envolvendo os Sindicatos de trabalhadores, Empresas, Universidades e outros centros de capacitação.

Residência Médica - Processo Seletivo de admissão

A Secretaria de Saúde de Piracicaba realiza neste mês de fevereiro o processo seletivo de admissão ao primeiro ano do Programa de Residências Médicas do unicípio. Serão oferecidas 30 vagas em nove especialides – medicida de família e comunidade, ortopedia, cardiologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cirurgia geral, medicina do trabalho e urologia.

A Residência Médica na especialidade Medicina do Trabalho ocorrerá com supervisão de profissional médico do CEREST Piracicaba e os residentes além de atuarem em várias unidades/setores do SUS Piracicaba, também atuarão no CEREST Piracicaba.

Clique aqui para o edital.

 

Cerest de Piracicaba na mídia é tema de dissertação de mestrado da Fundacentro

O aluno da Pós-Graduação da Fundacentro, Honasses Guardiola David, defendeu a sua dissertação de mestrado no mês de dezembro de 2014 com o tema sobre o CEREST Piracicaba com o título: “Saúde do Trabalhador na Manchete do Jornal: Análise Descritiva do Caso do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Piracicaba – SP”.

Clique aqui para mais informações. A tese ainda não está disponível pois está em fase de revisão e correções finais sugeridas pela banca examinadora.

 

NOVO*** - Folheto Supermercados