• Nossas Ações

     O CEREST dispõe de um Sistema de Vigilância dos Acidentes de Trabalho (SIVAT) que registra os acidentes no Município. A principal função do SIVAT é a intervenção nos ambientes e processos de trabalho para prevenir novas ocorrências. Possui  vigilância em LER/DORT que vem sendo implantado desde 2004 através de convênio firmado com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, que possibilitou a disponibilização de serviços de profissionais especializados em ergonomia. O CEREST realiza ainda o acolhimento aos trabalhadores portadores de doenças profissionais encaminhados pelo SUS ou Sindicatos. O CEREST também realiza atividades educativas, atividades de pesquisa/intervenção, palestras e educação permanente em Saúde do Trabalhador para Unidades do SUS e sociedade em geral, em ações envolvendo os Sindicatos de trabalhadores, Empresas, Universidades e outros centros de capacitação.

Boletins

  • 26-01-2023-Reuniões do PAM são retomadas pelo Corpo de Bombeiros de Piracicaba

    O Cerest Piracicaba participa das reuniões do PAM - Plano de Auxílio Mútuo de Piracicaba e Região e foi retomado em 25/01/2023 e sob coordenação do Capitão Fabio Henrique Giovani, comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Piracicaba. Segue link da notícia na Radio Metropolitana de Piracicabana: clique aqui

     
  • 18-01-2023-TI-Ações em Anhumas

    O CEREST de Piracicaba que tem cadeira de representação COMPETI de Piracicaba tem realizadas ações de promoção de saúde dos trabalhadores e prevenção ao trabalho infantil no Bairro de Anhumas que fica na área Rural de Piracicaba. O trabalho do CEREST consiste na articulação e execução de atividade de políticas públicas de promoção e vigilância em saúde dentro do território, por meio ações irradiadoras de modo que a prevenção ao trabalho infantil tenha capilaridade. 

     

     
  • 18-01-2023-II Encontro Estadual das Ações Estratégicas   do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil  Dias 05 a 07 de dezembro de 2022

    Clique aqui

    II Encontro Estadual das Ações Estratégicas  

    do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil 

    Dias 05 a 07 de dezembro de 2022

    Ocorreu no Município de São Paulo nos dias 05 a 07 de dezembro de 2022 o II Encontro Estadual das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. 

    Neste evento o técnico da vigilância do CEREST de Piracicaba, apresentou as ações que Comissão de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil -COMPETI de Piracicaba tem realizado desde que foi constituída em 2011. No evento foram apresentadas as ações da COMPETI em olarias, feiras livres, lava-rápido e buffets. Também foram realizadas ações de prevenção nas escolas e outros setores da sociedade para combater o trabalho infantil.

    Clique aqui

     
  • 12-01-2023-Gazeta de Piracicaba publica dados de acidentes de trabalho

    A Gazeta de Piracicaba publicou em 10/01/2023 dados de acidente de trabalho e entrevista fornecidas pelo Cerest Piracicaba. Para conferir, acesse: Clique aqui

     
  • 06-01-2023 - CEREST PIRACICABA - 10o Renastão

    O Cerest Piracicaba participou do 10o ENCONTRO DA REDE NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO TRABALHADOR (10o Renastão) em Brasília/DF nos dias 06 e 08 de dezembro de 2022 com apresentação na 1a Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS, com o pôster "CAPACITAÇÃO DOS CERESTS PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DATAMIANTO", sendo selecionado juntamente com outro dois pôsteres no Eixo: Educação, Comunicação e Informação em Saúde. Foram mais de 200 trabalhos inscritos e apenas 21 selecionados.

     

    Clique aqui para visualizar os 21 trabalhos selecionados.

    Clique aqui para pôster CEREST Piracicaba.

     

     
  • 02-01-2023-Preparação da Vigilância em Saúde para o enfrentamento de desastres naturais

     

    A atuação da Vigilância em Saúde nos Desastres Naturais

    Anualmente, a ocorrência de desastres naturais tem exigido atuação das equipes de vigilância em saúde e ampliação da integração loco-regional com os diferentes atores envolvidos na assistência e recuperação das estruturas danificadas ou destruídas.

    No âmbito da Coordenadoria de Controle de Doenças, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foi definido um fluxo para notificação dos eventos que constituam ameaça à saúde pública, resultantes do impacto de fenômenos naturais extremos ou intensos, que ocasionem:

    • pessoas desabrigadas;
    • exposição à água para consumo humano fora dos padrões preconizados;
    • comprometimento da capacidade de funcionamento e infraestrutura das unidades de saúde locais.

    Formulários padronizados foram estabelecidos visando instrumentalizar a atuação da esfera local enquanto primeiro nível de resposta:

     

    https://cvs.saude.sp.gov.br/prog_det.asp?te_codigo=45&pr_codigo=42

     

     
  • APRESENTACAO CEREST - CIR 2022

     
  • Check list para gestão de trabalho em altura

    Com o  objetivo de auxiliar profissionais na gestão de trabalho em altura, principalmente os CIPEIROS, equipe do CEREST compilou informações em um check list - clique aqui para arquivo em word (sem logos) ou aqui para arquivo em pdf.

     
  • FLUXOGRAMA DE RECONHECIMENTO E NOTIFICAÇÃO DA COVID-19 RELACIONADA AO TRABALHO

    Para acessar  o link:  clique aqui

     
  • Dissertacao Mestrado - O Papel do Agente Publico nas Investigacoes de ATs