• Nossas Ações

     O CEREST dispõe de um Sistema de Vigilância dos Acidentes de Trabalho (SIVAT) que registra os acidentes no Município. A principal função do SIVAT é a intervenção nos ambientes e processos de trabalho para prevenir novas ocorrências. Possui  vigilância em LER/DORT que vem sendo implantado desde 2004 através de convênio firmado com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, que possibilitou a disponibilização de serviços de profissionais especializados em ergonomia. O CEREST realiza ainda o acolhimento aos trabalhadores portadores de doenças profissionais encaminhados pelo SUS ou Sindicatos. O CEREST também realiza atividades educativas, atividades de pesquisa/intervenção, palestras e educação permanente em Saúde do Trabalhador para Unidades do SUS e sociedade em geral, em ações envolvendo os Sindicatos de trabalhadores, Empresas, Universidades e outros centros de capacitação.

Boletins

  • EVENTO CPR - LOCADORAS DE ANDAIMES - 18/08/2017

    EVENTO “REQUISITOS MÍNIMOS DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS PARA EMPRESAS LOCADORAS”

     

     

    APRESENTAÇÕES:

    - Apresentacao MTE GRTE - clique aqui

    - Acidentes de Trabalho em Andaimes - clique aqui

     
  • II CONCURSO DE REDAÇÃO “O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO”

    Até 29 de setembro de 2017

    ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA D.R.E. PIRACICABA
    Podem participar alunos do Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos). Cada aluno deverá produzir uma redação opinativa sobre
    o seguinte tema:


    Como promover a cultura de prevenção de acidentes de trabalho na sociedade contemporânea?

     

    CARTAZ - CLIQUE AQUI

    FOLDER - CLIQUE AQUI

     
  • NOVO-Artigo - AT em rede eletrica - Alessandro José Nunes da Silva - CEREST Piracicaba (2)

     
  • NOVO-Atenção à saúde dos trabalhadores expostos à poeira de sílica e portadores de silicose, pela equipes da atenção básica/saúde da família - protocolo de cuidado

    Este texto destina-se a orientar o cuidado à saúde de trabalhadores expostos à sílica, em especial portadores de Silicose, pelas equipes da Atenção Básica/Saúde da Família. Ele foi elaborado em sintonia com a Política Nacional de Atenção Básica - PNAB (BRASIL, 2011) e a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - PNSTT (BRASIL, 2012) reconhecendo o papel da Atenção Básica enquanto coordenadora do cuidado em saúde e a importância de prover atenção à saúde de todos os trabalhadores brasileiros, o mais próximo de onde vivem e trabalham.

    clique aqui

     
  • CARTILHA/MANUAL - Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho em Condomínios Verticais de Piracicaba

     
  • DADOS ACIDENTES DE TRABALHO COM MOTOS - 2011 a 2016

     
  • BOLETIM ACIDENTES DE TRABALHO - ABRIL-2017

    Boletim com dados de acidentes de trabalho ocorridos no município de Piracicaba nos anos de 2012 a 2016.

     

    CLIQUE AQUI